Cartilha de Carbono da Rede ACV

Atividades / Notícias / Cartilha de Carbono da Rede ACV

Cartilha de Carbono da Rede ACV

O “Carbono” é um tema cada vez mais constante nos debates de diversas organizações, tanto no contexto de políticas públicas (nacionais e internacionais), quanto no de promoção à Rotulagem Ambiental, visto que ele pode promover um diferencial competitivo de produto/serviço, além de representar um compromisso corporativo com a Agenda 2030 e uma oportunidade de Comunicação com os públicos interno e externo. 

Sendo assim, a Rede ACV conduziu uma pesquisa para entender quais as demandas das organizações perante esse tema. Como resultado, foram mapeados os seguintes desejos: 

. Compreender melhor os compromissos assumidos pelas organizações neste contexto; 
. Promover engajamento interno na organização; 
. Utilizar o conhecimento como respaldo/subsídio para comunicação com Partes Interessadas e 
. Evitar armadilhas de greenwashing. 
 
Como resultado deste esforço e com intuito de atender a essas demandas, o Grupo de Trabalho Rotulagem da Rede ACV tem a satisfação de compartilhar a Cartilha de Carbono da Rede ACV, que traz infográficos e textos curtos e explicativos, que buscam ampliar a compreensão dos termos e temas do mundo do Carbono, além de apresentar dados atuais sobre o Brasil e o mundo. Elaborada a várias mãos, ela visa atender importantes expectativas: 

. Compreender termos da "moda". Ex: Carbono Neutro; Net Zero; etc. 
. Compreender melhor as discussões das COPs (Conferência das Nações Unidas sobre o Clima) e as consequências individuais e da organização. 
. Entender os Escopos 1, 2 e 3 no que tange os inventários de emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa). 
. Identificar implicações para a organização/área de responsabilidade, assim como o que pode ser feito. 
 
Sendo assim, hoje estamos compartilhando a Cartilha para que as organizações e seus colaboradores possam acompanhar as discussões previstas na COP27, no Egito, de forma mais inteirada. Logo após, ainda no mês de novembro, faremos evento de lançamento, com convidados especiais e parceiros. Fiquem atentos em nossas redes sociais! 

Destacamos e agradecemos as contribuições de nossos associados 3MInstituto AkatuIBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e TecnologiaKPMG e WayCarbon, que viabilizaram esta importante entrega do Grupo de Trabalho Rotulagem da Rede ACV. 

Baixe a Cartilha de Carbono na aba "ACV na prática" e "Estudos e casos empresariais" do nosso site, filtrando pelo Nome do projeto, ou ainda por "Rede ACV" como Empresa/organização autora da publicação:

https://lnkd.in/dabgwJu

Desejamos boa leitura!